ONTÁRIO APROVA LEI PARA CRIAR SISTEMA DE COMÉRCIO DE EMISSÕES

Ontario (bill)

O Ontário aprovou legislação que cria um sistema de comércio de emissões para combater as mudanças climáticas, o que, estima-se, deverá adicionar um montante de 5 dólares por mês às faturas de aquecimento doméstico e cerca de 4,3 cêntimos ao preço de um litro de gasolina.
Sob o programa de comércio de emissões, as indústrias recebem limites de poluição específicos, mas podem vender os seus direitos de emissão a outras empresas, se ficarem abaixo do seu limite anual, ou comprar créditos se excederem esse valor.
A província pretende realizar o seu primeiro leilão de créditos de poluição no início de 2017, e espera arrecadar 1,9 mil milhões de dólares por ano a partir do plano, prometendo usar o dinheiro para ajudar as pessoas e empresas na transição para uma economia de baixo carbono.
A Câmara de Comércio, esta semana, pediu aos Liberais para adiar a implementação do comércio de emissões durante um ano, justificando que questões fundamentais permanecem sem resposta.
O CEO da Câmara Allan O’Dette diz que as empresas ainda estão a procurar conhecer os detalhes sobre como as receitas geradas pelo comércio de emissões serão investidas e administradas.
Os Progressiasta Conservadores apoiam a ideia de colocar um preço sobre o carbono para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mas dizem que deve ser neutro, e alegam que os Liberais vão usar o dinheiro gerado pelo comércio de emissões para equilibrar as contas.
Fonte: Canadian Press