ONTÁRIO APRESENTA ORÇAMENTO A 27 DE ABRIL

O primeiro orçamento equilibrado do Ontário, desde a recessão, está previsto para ser apresentado no dia 27 de abril.
O ministro das Finanças, Charles Sousa, anunciou a data na quinta-feira, num discurso ao Empire Club of Canada, afirmando que o orçamento dá ao governo espaço para fazer novos investimentos.
O orçamento incluirá um crédito fiscal de transporte público para idosos de 65 anos ou mais velhos, curiosamente depois que o governo federal anunciou recentemente que estava a eliminar um crédito fiscal de 15 por cento para os passageiros que compram um passe mensal.
No seu discurso, Sousa destacou os investimentos que o governo fez no setor da inovação, garantindo que mais pode ser esperado neste orçamento.
Ele também sinalizou que haverá lugar a mais gastos com a saúde, sublinhando que o setor terá “um reforço significativo”.
Ainda que o governo Liberal do Ontário tenha conseguido controlar um défice que, a certo ponto, estava acima de 20 mil milhões de dólares, a dívida da província continua a crescer. Esta subiu para mais de 300 mil milhões de dólares e no orçamento do ano passado, o juro sobre essa dívida foi de mais de 11 mil milhões de dólares.
Os Conservadores acusaram o governo de equilibrar artificialmente o orçamento, através do dinheiro das vendas de ativos e do uso de um fundo de reserva.
Sousa disse que pretende colocar medidas no orçamento para abordar o mercado de habitação sobreaquecido na área metropolitana de Toronto e além. Ele tem prevista uma reunião com o ministro federal de Finanças, Bill Morneau, e com o presidente de Toronto, John Tory, na terça-feira, para discutir a questão da habitação na região.
Fonte: Canadian Press