Ómicron no Canadá: Hospitalizações recorde e regresso às escolas

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Os casos de Covid-19 estão quase a sobrecarregar os hospitais do Canadá. Várias são as hospitalizações que se aproximam ou atingem mesmo níveis recordes nas províncias do Quebec, Ontário e New Brunswick. Já em British Columbia e Alberta os alunos regressaram às salas de aulas.

Os casos do novo coronavírus estão a ameaçar sobrecarregar hospitais em várias partes do Canadá. Vários são os hospitais que estão a atingir níveis recordes de pessoas internadas no Quebec, Ontário e New Brunswick.

O ex-CEO da University Health Network e vice-ministro da Saúde de Ontário, Bob Bell, diz que todos os países ocidentais que lidam com a variante Ómicron têm um sistema hospitalar à beira da rutura.

Enquanto isso, os alunos de British Columbia e de Alberta estão de volta às salas de aula, depois das férias prolongadas.

Muitas províncias impuseram um atraso de uma semana no regresso ao ensino presencial, já que a variante Ómicron se espalhou rapidamente por todo o país.

As autoridades nas duas províncias mais ocidentais do Canadá argumentaram que a aprendizagem virtual põe em risco a saúde mental dos mais novos.

Mesmo assim, algumas crianças, pais, professores e funcionários expressaram preocupação sobre a reabertura das escolas, enquanto o vírus pressiona os sistemas de saúde em todo o país.

A ministra da Educação de Alberta, Adriana LaGrange, prometeu que milhares de kits de teste vão ser entregues aos alunos e pais nos próximos dias.

No Quebec, pessoas com pelo menos 40 anos podem agora agendar consultas para uma terceira dose da vacina contra a Covid-19.

Os funcionários das instalações do Laboratório Nacional de Microbiologia de todo o país estão a ser solicitados a trabalhar em casa, se possível. De acordo com a declaração da Agência de Saúde Pública do Canadá, a medida tem como objetivo proteger os trabalhadores essenciais que fazem diagnósticos locais críticos e pesquisas de laboratório.