Lisboa, 03 out (Lusa) – O Comissário europeu Günther Oettinger disse hoje estar “confiante e otimista” quanto ao Orçamento do Estado português para 2017 e afastou o cenário de novo resgate, mas avisou que os Estados-Membros devem manter-se sob o “chapéu” das instituições europeias.
“Estou confiante que vamos chegar a uma posição comum e pragmática quanto ao Orçamento do Estado para 2017”, disse Günther Oettinger, comissário da Economia e das Sociedades Digitais, que está hoje em Lisboa, no âmbito da Conferência sobre o Mercado Único Digital da União Europeia, iniciativa coorganizada pela Comissão Europeia e o Governo português, integrada na Iniciativa «Going Local» daquela instituição europeia.
Questionado sobre um eventual segundo resgate financeiro a Portugal, Oettinger afirmou que “Portugal está a fazer muito” há anos e continua a fazer e afastou essa possibilidade: “Penso que não é necessário um segundo resgate, isso só [aconteceria] no pior cenário. Temos de fazer o que pudermos para evitar tal desenvolvimento”.