OE2016: GOVERNO ENCONTRA NUMA SEMANA MAIS DE 1.000 ME DE AUSTERIDADE

LusaLisboa, 05 fev (Lusa) – O Governo português acrescentou medidas no valor de 1.125 milhões de euros a aplicar este ano na última semana, em que esteve em negociações com a Comissão Europeia sobre o esboço do Orçamento do Estado para 2016.

Numa carta enviada hoje pelo Governo português à Comissão Europeia, o ministro das Finanças, Mário Centeno, apresenta um sumário das “principais medidas estruturais” que o executivo “acrescentou ao esboço orçamental durante esta semana” e que, segundo a tutela, totalizam um “esforço orçamental de 0,3 pontos percentuais” em 2016, incluindo também as medidas que já estavam no esboço inicial.

Entre as 11 medidas listadas por Centeno, a que representa uma maior poupança para o Estado é o recuo na redução de 1,5 pontos percentuais na taxa social única paga pelos trabalhadores com salários abaixo dos 600 euros, com a qual o executivo espera poupar 135 milhões de euros em 2016.