
O número de encarceramentos em algumas províncias está a aumentar, mesmo com o cenário pandémico atual. E o risco de contaminação entre reclusos também cresce. Os dados são de um relatório de um grupo de defensores de presidiários canadianos.
A taxa de reclusos no Canadá está a aumentar a olhos vistos, durante a pandemia. Quem o garante é o relatório da Prison Pandemic Partnership que destaca ainda as províncias de Ontario e Nova Scotia como as que mais presos recebem no país.
Em consequência, o fenómeno vem também trazer um aumento de contágios de Covid-19 entre os presidiários, já que o espaço torna-se pequeno para tantos reclusos.
De acordo com o relatório, na região de Ontário, os presidiários passaram de quase 6 mil para mais de 8 mil. Nova Scotia também registou um aumento. Já o Quebec, Prince Edward Island e Saskatchewan registaram uma queda na população carcerária desde setembro.
O relatório não apresentava os dados recentes da contagem de reclusos das restantes províncias canadianas.
Com a chegada da pandemia, o Governo provincial quis diminuir o número de encarceramentos para possibilitar o distanciamento físico. Uma iniciativa que não teve o resultado esperado.
