

O número de canadianos registados para comprar marijuana medicinal de produtores licenciados explodiu desde que o programa federal de acesso comercial foi introduzido há quase quatro anos.
Os dados mais recentes da Saúde Canadá mostram que no final do ano passado, quase 130 mil canadianos haviam se registado junto dos 38 produtores de canábis licenciados do país.
Isso representa uma subida de 32% em relação aos mais de 98 000 registados no final de setembro de 2016 e acima dos 7900 acessos à canábis medicinal em meados de 2014.
Mas o aumento da procura tem levado muitos a perguntar-se: será que todos esses pacientes têm uma necessidade médica legítima ou alguns usam o sistema para obter marijuana recreativa antes desta ficar legalizada, como o governo Liberal prometeu fazer este ano?
O médico de família de Toronto John Goodhew, que apoia o uso de canábis para aplicações terapêuticas como a dor, diz ter notado um aumento definitivo no número de pacientes que procuram receitas médicas para a droga.
Goodhew acredita que alguns pacientes têm condições médicas legítimas, enquanto outros querem marijuana de grau médico de alta qualidade para “se sentirem bem”.
Ele afirma que receita canábis apenas para pacientes que conhece bem, mas que pode ser difícil para os médicos afastar aqueles que querem a droga apenas para ficar pedrado.
Fonte: Canadian Press