
Os novos apoios às empresas vão colmatar as lacunas dos subsídios criados no início da pandemia. A garantia é dada pelo governo federal do Canadá.
O aumento de casos de covid-19 no Canadá reacendeu os receios dos pequenos empresários, que mal sobreviveram à paralisação dos respetivos negócios durante a primeira vaga da pandemia.
Em resposta, o governo federal anunciou recentemente novas ajudas. Além de ter renovado o apoio às rendas, que comparticipa até 65% dos alugueres comerciais, vai continuar a cofinanciar os ordenados dos funcionários, através do chamado “wage subsidy”.
Segundo o governo federal, os novos apoios às empresas vão colmatar as lacunas dos subsídios criados no início da pandemia, tornando-se mais acessíveis.
De notar que o novo Canada EmergencyRentSubsidy (CERS), que substituiu o antigo Canada Emergency Commercial Rent Assistance program (CECRA), pode agora ser pedido diretamente pelos inquilinos, independentemente da autorização dos senhorios. Além disso, este novo apoio às rendas comerciais tem efeitos retroativos a setembro.
Por outro lado, o Canadian Emergency Business Account (CEBA) prevê agora um empréstimo adicional livres de juros que pode ir até aos 20,000 dólares.