

(Nathan Denette/Canadian Press)
Os políticos do Ontário têm agora um mês restante para participar em eventos de angariação de fundos para os seus partidos, antes destes eventos serem banidos.
A legislação que altera dramaticamente o panorama de angariação de fundos política no Ontário foi aprovada por unanimidade na quinta-feira, incluindo a proibição de doações corporativas e sindicais e a redução dos limites individuais de doação.
Embora todos os partidos votassem a favor, os líderes do Partido Conservador e do Partido Nova Democracia (NDP) recordaram que foram os Liberais que apresentaram o projeto de lei, no meio de um escândalo de acesso por dinheiro.
Os Liberais foram duramente criticados por eventos de angariação de fundos que viram ministros do governo participarem em cerimónias privadas caras com as partes interessadas.
Ao abrigo da nova lei, que entra em vigor a 1 de janeiro, os membros do parlamento provincial, candidatos, líderes partidários, candidatos à nomeação, concorrentes à liderança, chefes de pessoal, funcionários do primeiro-ministro e staff de outros líderes partidários estão proibidos de participar em angariações de fundos.
Os políticos ainda poderão, no entanto, participar em eventos onde o preço do bilhete só recupera o custo de hospedá-lo, e solicitar fundos por correio, telefone ou e-mail.
Fonte: Canadian Press