
Ribeira Grande na rede nacional de cidades circulares
A cidade da Ribeira Grande passou a integrar a Rede Nacional de Cidades Circulares, anunciou o presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio.
A rede, denominada de RURBAN, conta com oito parceiros nacionais e é liderada pelo município do Fundão.
O arranque da rede foi assinalado na manhã da passada quarta-feira, através de uma reunião realizada por videoconferência, na qual Alexandre Gaudêncio marcou presença e realçou a importância que a adesão ao projeto irá trazer para a Ribeira Grande.
O presidente do município acrescentou que a rede “poderá beneficiar de financiamento a 75% do Fundo Ambiental até um montante máximo elegível de 264 mil euros através da Iniciativa Nacional Cidades Circulares.”
A Rede Nacional de Cidades Circulares está orientada, em particular, para o tema prioritário relações urbano-rurais e, complementarmente, para os temas transversais transição digital e equidade e inclusão social.
Campanha de combate ao desperdício alimentar
O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas acaba de lançar a campanha ‘Combate ao Desperdício Alimentar nos Açores’, com o objetivo de sensibilizar a população açoriana, incentivando o consumo local e a redução do desperdício de alimentos.
Esta é uma causa que o Governo Regional abraça, quando, a 30 de setembro, se assinala o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, uma efeméride criada em 2020 pela FAO, a agência da ONU para a alimentação e a agricultura.
A iniciativa pretende dar a conhecer as consequências desta problemática, nomeadamente o uso ineficiente dos recursos naturais neste contexto.
Esta campanha vai contar com diversas ações, nomeadamente atividades de sensibilização e promoção ambiental, até 16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação.