NOTÍCIAS DOS AÇORES

Foto: José Raimundo
Foto: José Raimundo

Voltamos a mergulhar nas tradições açorianas este verão. Uma equipa de reportagem do Correio da Manhã Canadá acompanhou os festejos na freguesia de São Roque, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel. A população local honrou o seu padroeiro com uma procissão.

TRADIÇÃO EM PONTA DELGADA

FREGUESIA DE SÃO ROQUE HONROU PADROEIRO COM PROCISSÃO

O dia começou cedo para os devotos de São Roque. Na freguesia com o mesmo nome, o padroeiro merece ser homenageado com pompa e circunstância.

Milhares de pétalas coloridas preencheram o chão em padrões decorativos, para que o santo pudesse passear pelas ruas.

Às 4 e meia da tarde de dia 21 de agosto, deu-se o grande momento. O santo saiu finalmente da Igreja de São Roque, acompanhado por uma comitiva de habitantes de todas as idades.

Situada em São Roque, na costa sul da ilha de São Miguel, nos Açores, a Igreja de São Roque terá sido construída na continuação de um templo anterior.Trata-se da primeira igreja barroca do arquipélago.

Tem como patrono principal São Roque, o padroeiro que a freguesia agora honra nestas festas de verão.

Nascido no seio de uma família da alta nobreza de Montpellier, o jovem Roque ficou órfão muito cedo, decidindo confiar a um tio a tarefa de cuidar da sua herança.

Repartiu metade dos seus bens pelos pobres, cobriu o seu corpo de modestas vestes e partiu como peregrino em direção a Roma, tendo ao longo da viagem ajudado muitos doentes acometidos por uma epidemia.

A sua memória litúrgica é celebrada devidamente na freguesia a quem dá o nome nos Açores. A procissão contou ainda com a participação das filarmónicas Lira de São Roque e Lira Nossa Senhora da Oliveira.