Notícias dos Açores

FOTO: PSD AÇORES
FOTO: PSD AÇORES

Governo regional paga cerca de 500 mil euros a bombeiros

Viajamos para os Açores e damos-lhe conta que o Governo Regional se vai reunir na próxima segunda-feira com a Secretaria Regional da Educação para determinar se os alunos das ilhas devem ser ou não vacinados. Entretanto, o secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses, confirmou que vão ser atribuídas compensações financeiras às corporações dos bombeiros. Os valores rondam os 500 mil euros e serão entregues às 17 corporações da região. O montante é referente à quebra de receitas registada durante a pandemia.

O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, visitou, no Faial, a obra de construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários da Horta, no parque empresarial. Foi aí que anunciou que as Associações de Bombeiros dos Açores começaram a receber as verbas de compensação correspondentes às quebras na sequência da covid-19.

“Era uma reivindicação que decorre também de uma deliberação do Parlamento dos Açores e só há cerca de um mês é que recebemos todos os documentos de todas as associações de bombeiros, comprovativos das quebras que tiveram nesse período e em passo muito rápido, conforme nos comprometemos, já estamos a pagar. As associações de bombeiros que cumprem estes critérios já estão a receber estes valores que no global ascendem a 450 mil euros”, disse Clélio Meneses.

Estudantes ainda não foram testados à Covid-19

O Governo Regional dos Açores ainda não decidiu testar estudantes no regresso às aulas. Clélio Meneses não confirmou, mas disse que a decisão vai ser tomada na próxima segunda-feira, numa reunião já agendada com a secretária regional da Educação.

“A decisão [do Governo Regional dos Açores] só vai ser tomada na próxima segunda-feira, numa reunião já agendada com a secretária regional da Educação para definirmos todos os procedimentos relativos à abertura do ano letivo, cujos processos estão a decorrer, mas que vão ser anunciados no decorrer dessa reunião”, disse o secretário regional da Saúde dos Açores.