

O NDP do Ontário está a propor um «pharmacare plan», um plano de cobertura universal de medicamentos prescritos, estimado em 475 milhões de dólares, que irá englobar 125 medicamentos, que o partido político acredita poderá ser introduzido sem cortes de programas ou novos impostos, ainda que não descartem essas opções.
A líder do partido, Andrea Horwath, disse que se o seu partido vencer a eleição de 2018, avançará para o plano para – numa primeira fase – cobrir 125 medicamentos, incluindo aqueles para a hipertensão arterial, asma e diabetes.
A estimativa do custo é baseada num artigo do professor da Universidade da Colúmbia Britânica, Steve Morgan, que aponta que os 475 milhões de dólares estão no nível mais alto das suas projeções.
O NDP também refere que o plano iria ver os contribuintes privados, como os empregadores, poupar até 1,9 mil milhões de dólares, já que não teriam de pagar por esses 125 medicamentos.
Segundo Horwath, o Ontário irá provavelmente registar um crescimento económico suficiente nos próximos anos para financiar o plano, mas se isso não acontecer, eles iriam procurar transferir dinheiro de programas não ligados ao setor da saúde.
Caso nenhuma dessas duas opções venha a ser aprovada, ela diz que o NDP iria introduzir uma nova fonte de receitas, mas que isso não significaria um novo encargo para as pessoas ou para as empresas.
Fonte: Canadian Press