MUSEU DAS CIVILIZAÇÕES EM MARSELHA INICIA “MARATONA” DA OBRA DE MIGUEL GOMES

LusaMarselha, 22 jan (Lusa) – O Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo (MuCEM), na cidade francesa de Marselha, vai fazer, a partir de hoje, uma “maratona dos filmes de Miguel Gomes”, disse à Lusa a responsável pela programação de cinema, Geneviève Houssay.

“Podemos dizer que é uma maratona dos filmes de Miguel Gomes. A ideia surgiu porque queria mostrar os últimos três filmes [da trilogia ‘As Mil e Uma Noites’], no mesmo dia, como uma obra completa, visto que eles foram lançados [em França] em momentos separados, no verão. Quis aproveitar a celebridade incontestável conquistada em Cannes, em 2015, para mostrar os primeiros trabalhos e propor aos espetadores um olhar sobre toda a obra” do realizador, explicou a programadora.

A retrospetiva, que vai realizar-se hoje e durante o fim de semana, até domingo, 24 de janeiro, intitula-se “Um olhar de cineasta sobre o Portugal contemporâneo” e o objetivo é “atravessar a obra e o Portugal de Miguel Gomes” através da exibição das longas e curtas-metragens do realizador, naquela que é “a primeira retrospetiva” que o museu, aberto em 2013, dedica a um realizador.