Mulheres canadianas no pódio durante esta semana

Correio da Manhã Canadá

O Canadá tem sido alvo de muito boas notícias na última semana e é apenas nelas que nos vamos focar para a abertura deste jornal.

O Governo do Canadá deu mais um passo histórico na nomeação da primeira governadora-geral indígena do país. Mary Simon, da comunidade indígena Inuk, foi oficialmente reconhecida como a 30ª governadora-geral do Canadá, nomeada pelo primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau. O cargo da líder Inuk superará o do primeiro-ministro ao ocupar o segundo cargo federal mais alto no Canadá, depois da Rainha Isabel II, além de se tornar a principal comandante das Forças Armadas canadianas. A nomeação e oficialização do novo cargo de Mary Simon ocorre na mesma altura em que o Canadá trabalha para uma reconciliação com os povos indígenas e contra as polémicas em torno das descobertas de mais mil corpos de crianças indígenas encontrados em terrenos de antigas escolas residenciais em todo o país.

Foi também esta semana que o Governo federal convocou e realizou duas cimeiras com o tema do antissemitismo e da islamofobia, nos dias 21 e 22 de julho respetivamente. As duas reuniões tiveram a participação de Justin Trudeau e de outras lideranças políticas federais e provinciais, e contaram com a participação ativa de membros das comunidades judaica e islâmica, que puderam conversar pacificamente sobre as principais questões que preocupam as duas comunidades. As cimeiras vieram dar o primeiro passo do Governo federal no combate a crimes de ódio e a ataques terroristas direcionados a membros de comunidades minoritárias no país, incluindo as comunidades judaica e islâmica, que já provocaram mortos e deixaram famílias desfeitas. Além disso, teorias da conspiração e falsas informações foram também combustível para ataques a estas comunidades, que criam um impasse quanto à segurança de comunidades imigrantes no que é considerado um dos países mais culturalmente diversificados do mundo.

E fechamos com a fantástica performance de ouro de Maggie Mac Neil, oriunda da província de Ontário, que estabeleceu um recorde canadiano nos Jogos Olímpicos deste ano em Tóquio, no Japão, com uma prestação de 55,59 segundos nos 100 metros mariposa. Também Jessica Klimkait está de parabéns ao tornar-se a primeira canadiana a ganhar uma medalha olímpica no judo na prova feminina de 57 kg. Muitos parabéns a todas estas canadianas pelas conquistas desta semana!