MULHERES CANADIANAS MAIS IMPACTADAS PELA AUTOMATIZAÇÃO DO TRABALHO

Foto: Piqsels
Foto: Piqsels

O uso de tecnologia em contexto profissional afeta mais as mulheres do que os homens no Canadá. É o que sugere um novo relatório do Statistics Canada.

Um novo relatório da Statistics Canada mostra que as mulheres têm uma probabilidade significativamente maior do que os homens de verem os seus empregos modificados pela automatização dos processos.

No geral, 44% das trabalhadoras adultas enfrentam 50% ou mais de probabilidade de sofrerem algum tipo de disrupção profissional, ligada à adoção de tecnologia, incluindo robôs e algoritmos. Valor que desce para os 35% nos trabalhadores do sexo masculino.

De recordar que as canadianas foram especialmente atingidas pela primeira onda de demissões, desencadeada pela pandemia do novo coronavírus, por trabalharem sobretudo no setor dos serviços. Também foram mais afetadas pelo fecho das creches, reduzindo as horas trabalhadas em maior proporção do que os homens.

A nova análise da Statistics Canada antecipa agora mais dificuldades para o sexo feminino no contexto profissional, tendo em conta que a pandemia, para muitos, também pôs o pé no acelerador no uso das tecnologias.