
Lionel Ferbos é considerado uma lenda do jazz norte-americano,começou a tocar trompete aos 15 anos e morreu este sábado, aos 103 anos, em Nova Orleães, nos Estados Unidos, onde nasceu a 17 de julho de 1911.
Por ironia do destino, ou talvez não, ainda menino, viu os pais negarem-lhe a aprendizagem da arte do trompete. Não queriam que o filho aprendesse um instrumento de sopro, porque sofria de asma em criança. Mas nem isso o travou e até há pouco tempo, mantinha uma banda: os Louisiana Shakers.
A sua última atuação aconteceu em março deste ano, altura em que deu uma entrevista ao canal de televisão WWL-TV (do grupo da CBS) na qual, quando lhe pediram um conselho para os jovens músicos, respondeu – “pratiquem e pratiquem e pratiquem, e vão fazer amigos por todo o mundo”. Ao longo da sua carreira, partilhou o palco com figuras célebres da musica, como Maria Muldaur, Bonnie Raitt e Ani DiFranco.
Correu mundo e pisou alguns dos principais palcos europeus, tendo feito parte de bandas famosas como a New Orleans Ragtime Orchestra e durante anos atuou no French Quarter Festival e no New Orleans Jazz and Heritage Festival.