
A Moody’s Investors Service divulgou um relatório que identifica o Canadá como um dos quatro países com classificação AAA que estão expostos a uma possível correção do mercado imobiliário.
Além do Canadá, o relatório lista a Nova Zelândia, a Suécia e a Austrália como países que registaram os maiores aumentos nos preços das casas e da dívida das famílias entre as economias avançadas nos últimos três anos.
A Moody’s alerta que uma recessão na habitação pode envolver consequências materiais para a economia do Canadá e da Nova Zelândia, onde a construção residencial representa aproximadamente 7,5% do PIB em ambos os países.
No entanto, a Moody’s refere que, a menos que as reversões dos preços das casas sejam acompanhadas por outros choques negativos duradouros, estes não prejudicariam os perfis de crédito destes países.
A agência de rating da dívida lembra que os quatro países têm sistemas bancários fortes com altos níveis de capitalização, modelos comerciais conservadores e forte liquidez.
O setor habitacional foi identificado como um risco para a economia canadiana, uma vez que os preços da habitação têm subido bastante, impulsionados pelas baixas taxas de juros.
Fonte: Canadian Press