

A Moody’s Investors Service baixou o rating dos seis grandes bancos do Canadá, em resultado das suas preocupações com o crescimento da dívida dos consumidores e dos preços da habitação.
A agência de rating da dívida espera que o banco TD, o Banco de Montreal, o Scotiabank, o CIBC, o National Bank, e o Royal Bank enfrentem um ambiente operacional mais desafiador para o período restante deste ano e para além dessa data.
A Moody’s reviu em baixa as avaliações de crédito de linha de base, as avaliações de dívida de longo prazo e de depósitos e as avaliações de risco de contraparte dos bancos e suas afiliadas em um nível, com exceção da avaliação de risco de contraparte do TD Bank que foi confirmada.
Também manteve a sua perspetiva negativa para os ratings relevantes dos seis bancos.
Segundo a Moody’s, a revisão em baixa reflete as suas preocupações contínuas de que a expansão dos níveis de dívida do setor privado possa enfraquecer a qualidade dos ativos no futuro.
A agência refere que o crescimento da dívida do consumidor canadiano e os preços elevados da habitação deixam os consumidores – e os bancos – mais vulneráveis aos riscos de queda enfrentados pela economia canadiana do que acontecia no passado.
Fonte: Canadian Press