MONTREAL: DEMOLIÇÃO DE DUAS ESCOLAS

MONTREAL: DEMOLIÇÃO DE DUAS ESCOLASAs escolas Baril e Saint-Gérard encontram-se fechadas há quase dois anos e meio devido a motivos sanitários relacionados com bolores. Durante este período houve deliberações e procedimentos burocráticos porém, o destino dos dois edifícios encontra-se ainda na indecisão das municipalidades.

A Comissão Escolar de Montreal (CSDM) tem vindo a pressionar as municipalidades no sentido de demolir os edifícios insalubres porém, os serviços do património tem opinião diferente. “Convidamos os responsáveis municipais a pensar na saúde pública em vez do edifício público” comentou a presidente da CSDM Catherine Harel-Bourdon. Porém, a escola de Saint-Gérard faz parte do plano de urbanismo de Montreal, para a poder demolir é preciso retirar o edifico do plano.

Mesmo assim, o Conselho do Património de Montreal e o Comité Jacques-Viger emitiram um parecer desfavorável à demolição. Para estes organismos seria de ponderar soluções alternativas à demolição, que permitissem de reabilitar os edifícios existentes. Entretanto a decisão final fica ao encargo das municipalidades, e encontra-se estagnada.