MONTREAL : ACIDENTES EM CADEIA NAS ESTRADAS NEVADAS

acidente neveDevido às condições meteorológicas, a neve constante e os ventos fortes, as condições nas estradas na área de Montreal foram propicias à multiplicação de cenários de acidentes rodoviários, nomeadamente dois acidentes mortais e vários choques em cadeia. O dia de segunda feira foi marcada pelas colisões e pela azafama dos serviços de segurança e emergência.
Um dos choques em cadeia envolveu 47 veículos, contando com pelo menos 64 feridos, 7 dos quais em estado grave, na autoestrada 15 Sul, em Val-Morin nas Laurentides. Nos instantes que seguiram este acidente colectivo, os hospitais de Sainte-Agathe e de Saint-Jérôme foram colocados em estado de alerta com código laranja (acidentes graves). Os feridos eram tão numerosos que os paramédicos não foram capazes de responder às solicitações e um autocarro escolar foi solicitado para proceder ao transporte dos sinistrados. De acordo com a Segurança do Quebec (SQ), cerca de trinta pessoas ficaram aprisionadas nos seus veículos antes que fossem desencarceradas pelos serviços de segurança. “Estavam aprisionadas como numa ratoeira: não podiam abrir nenhuma porta. Foram evacuadas pelas janelas dos carros” explicou Gino Paré, porta-voz da SQ. A auto-estrada 15 foi completamente encerrada, em ambas as direcções, durante varias horas entre os quilómetros 64 e 84 para que se procedesse à assistência dos acidentados e remoção dos veículos sinistrados.
Outros acidentes em cadeia, de menores dimensões, ocorreram também na autoestrada 15 mas em Saint-Philippe, na autoestrada 55 na área de Victoriaville e na autoestrada 20 em Lévis e Saint-Nicolas. Um outro acidente, que envolveu 2 carros-patrulha, ocorreu na estrada 116 em Montérégie, porém não houve feridos.
Tanta sorte não teve um dos envolvidos no acidente que ocorreu no início da tarde em Saint-Edmond-de-Grantham, perto de Drummondville. A colisão frontal que sucedeu na estrada 122 teve como resultado um morto. O condutor de um pesado perdeu o controlo do seu veículo e colidiu com o automóvel ligeiro que seguia em sentido inverso. O condutor do ligeiro não sobreviveu ao embate e foi dado como morto à chegada ao hospital. A estrada esteve fechada durante várias horas para que os peritos reconstituíssem a cena do embate e reunissem os dados para a investigação.
As autoridades competentes alertam todos os condutores para sejam tomadas precauções extra durante os próximos dias devido ao estado das estradas.