
Os canadianos estão desinteressados na monarquia britânica. Os novos dados sugerem que os canadianos são indiferentes ao Rei Carlos III e mais de metade acredita que a coroação, a 6 de maio, é o momento certo para o país reconsiderar os laços com a monarquia.
Novos resultados da Leger sugerem que os canadianos são indiferentes ao facto de Carlos se ter tornado rei da monarquia britânica.
Apenas 12% dos inquiridos disseram que era uma boa notícia o facto de Carlos ser agora rei, em comparação com 14% que disseram que eram más notícias e 67% que eram indiferentes.
Apenas 13% dos inquiridos disseram que sentiam uma ligação pessoal à monarquia, em comparação com 81% que não sentiam.
O inquérito descobriu que o nível de apego à monarquia diminuiu desde os dias imediatamente a seguir à morte da Rainha Isabel II, em setembro passado, quando 19% disseram que sentiam um apego e 77% com sensações opostas. A indiferença para com Carlos também aumentou no mesmo período.
A maioria dos inquiridos disse ser o momento certo para o Canadá reconsiderar os laços com a monarquia, com 56% a favor e 44% contra.
O sentimento contra a monarquia foi mais forte no Quebec, onde 71% disseram que era altura de reconsiderar os laços.
Do outro lado da barricada estão os cidadãos de Manitoba e Saskatchewan, assim como os canadianos com pelo menos 55 anos.
A coroação do Rei Carlos III vai ter lugar a 6 de maio, na Abadia de Westminster, e vai ser marcada por uma procissão, um concerto no Castelo de Windsor e outros eventos.