MNE ALMÃO: SITUAÇÃO NA CRIMEIA É FORMA DE DIVIDIR A EUROPA

MNE AlemãoO ministro dos negócios estrangeiros alemão considera o referendo na Crimeia como uma forma de tentar dividir a Europa e uma violação do direito internacional.
Frank-Walter Steinmeier reuniu com o primeiro-ministro ucraniano Arseni Iatseniouk, para analisar uma eventual ajuda técnica da Alemanha às forças armadas da Ucrânia e no final do encontro, fez esta afirmação, enquanto o chefe do governo interino ucraniano afirmou que se analisou a questão da cooperação técnica militar para ajudar a melhorar os equipamentos e reforçar as forças armadas ucranianas.
Já o secretário-geral das Nações Unidas voltou a expressar a sua solidariedade com o povo e o Governo da Ucrânia  pela situação com a península da Crimeia, incorporada na  Rússia depois de 97% de votos obtidos em referendo.
Para Ban Ki-Moon, o povo ucraniano vive um trauma que não deveria sofrer país nenhum.
A UE suspendeu relações políticas com Moscovo e a Rússia lamentou hoje as novas sanções adotadas por Bruxelas, em resposta pela anexação da Crimeia, considerando que o Kremiln está no direito de responder de forma recíproca à União Europeia.