MINISTROS DA DEFESA DA CPLP AVANÇAM NA CRIAÇÃO DE RESPOSTA CONJUNTA A CATÁSTROFES

LusaDíli, 19 mai (Lusa) – Os ministros da Defesa da CPLP aprovaram hoje em Díli, entre outras matérias, avançar no documento de princípios gerais e orientações base para a criação de mecanismos de resposta conjunta a situações de catástrofes.

Esta foi uma das conclusões da XVII reunião do órgão máximo da componente de Defesa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que mandatou os diretores de Política de Defesa Nacional lusófonos a coordenar a elaboração desse documento.

Foram ainda aprovados os termos de referência do futuro Colégio de Defesa da CPLP, “iniciativa que pretende fortalecer a componente de Defesa ao nível da formação de oficiais das Forças Armadas, Forças de Segurança e técnicos superiores dos Estados Membros”.