
O ministro dos Negócios Estrangeiros canadiano vai viajar para o Líbano esta semana. François-Philippe Champange quer avaliar os estragos decorrentes das explosões em Beirute e promover a luta contra a corrupção no país.
Na reta final de agosto, François-Philippe Champange faz a sua primeira viagem internacional desde que a pandemia da covid-19 começou. O ministro dos Negócios Estrangeiros visita o Líbano, cerca de três semanas depois das explosões que devastaram a capital Beirute.
O objetivo da visita é avaliar, em primeira mão, os estragos da tragédia, que fez milhares de feridos e mais de uma centena de mortos, incluindo dois canadianos. O Canadá já se comprometeu, entretanto, com 30 milhões de dólares em ajudas humanitárias, e Champagne também quer observar os trabalhos no terreno.
Por outro lado, François-Philippe Champange garante deixar uma mensagem anticorrupção ao presidente libanês Michel Aoun, com quem planeia encontrar-se. Muitos libaneses têm reivindicado uma investigação independente das explosões, incluindo 200 mil membros da comunidade libanesa no Canadá.
Além do Líbano, a viagem inclui outras paragens, incluindo a Suíça, Itália e o Reino Unido. Termina com o regresso ao Canadá, onde o ministro é obrigado a ficar de quarentena durante 14 dias.
