

O ministro das Finanças do Ontário não sabe dizer se um imposto sobre os compradores estrangeiros – uma peça central do seu novo pacote de medidas para a habitação – terá um efeito sobre o mercado imobiliário da área metropolitana de Toronto.
Quando questionado sobre os dados que serviram de base para a decisão de implementar tal imposto, Charles Sousa citou uma pesquisa do Toronto Real Estate Board, realizada em novembro de 2016, onde é indicado que os compradores estrangeiros estavam envolvidos em cerca de cinco por cento das aquisições de casas.
O Conselho Imobiliário disse que isso indica que a quantidade de compra estrangeira na área metropolitana de Toronto é mínima e não prejudicial ao mercado da habitação.
Sousa diz que a questão agora é saber se o imposto governamental a aplicar sobre o comprador estrangeiro tem um efeito prático.
O Ontário começou esta semana a recolher dados de cidadania relacionados com a compra de casas, e Sousa afirma que agora o governo vai avaliar o impacto que o investimento estrangeiro está a ter no mercado da habitação.
Na área da Grande Toronto, o preço médio das moradias subiu para 1,21 milhões de dólares no mês passado, um aumento de 33,4% em relação ao ano anterior.
Fonte: Canadian Press