MINISTRO DA SEGURANÇA PÚBLICA DO QUÉBEC DIZ QUE A SITUAÇÃO DAS INUNDAÇÕES ESTÁ A MELHORAR GRADUALMENTE

THE CANADIAN PRESS/Graham Hughes
THE CANADIAN PRESS/Graham Hughes
THE CANADIAN PRESS/Graham Hughes
THE CANADIAN PRESS/Graham Hughes

O nível das águas está a diminuir gradualmente no Québec, particularmente na parte ocidental da província, disse o ministro da Segurança Pública, Martin Coiteux, na terça-feira.

Mas Coiteux lembrou que os quebequenses devem ser realistas e perceber que as coisas não voltarão ao normal por algum tempo.

Até ao momento, as fortes chuvas e o degelo em toda a província inundaram 2733 residências no Québec, forçando a evacuação de 1940 pessoas em 171 municípios.

As inundações provocaram pelo menos uma morte na província – Mike Gagnon, de 37 anos, cujo carro foi arrastado por um rio na região leste de Gaspe.

As autoridades ainda procuravam por uma menina de dois anos que desapareceu no mesmo incidente.

Cerca de 1650 soldados estão a ajudar as autoridades municipais e provinciais no Québec.

Em Otava, o primeiro-ministro Justin Trudeau confirmou que o governo federal pagará pelos custos relacionados com a ajuda dos militares.

O primeiro-ministro da província, Philippe Couillard, que participou numa conferência de imprensa em Montreal, disse compreender a frustração que muitas pessoas estão a sentir.

Couillard, no entanto, reiterou o seu apelo aos quebequenses para que doem dinheiro para ajudar as vítimas das inundações.

O governo provincial está a contribuir com 500 mil dólares para o fundo da Cruz Vermelha Canadiana, com a cidade de Montreal a prever ajudar com 250 mil dólares.

Fonte: Canadian Press