MINISTRO DA SAÚDE DO ONTÁRIO PREOCUPADO COM A SUSTENTABILIDADE DO SISTEMA

(The Canadian Press/Darryl Dyck)
(The Canadian Press/Darryl Dyck)
(The Canadian Press/Darryl Dyck)
(The Canadian Press/Darryl Dyck)

O ministro de saúde do Ontário diz que está preocupado com a sustentabilidade do sistema de saúde da província, preocupação essa amplificada pela posição dos enfermeiros e de um grupo empresarial.
A Associação de Enfermeiros do Ontário afirma que o financiamento precisa ser reforçado, numa altura em que parece haver lugar à eliminação de posições de enfermeiros licenciados nos hospitais e os ataques aos enfermeiros estão a aumentar.
Enquanto isso, a Câmara de Comércio do Ontário refere que uma pesquisa dos seus membros descobriu que apenas 14 por cento estão confiantes na sustentabilidade do sistema.
Ontem, durante um anúncio, tanto o ministro da Saúde, Eric Hoskins, quanto a primeira-ministra Kathleen Wynne, remeteram as respostas sobre sustentabilidade para a disputa em curso com o governo federal sobre transferências de saúde.
O governo federal prometeu aumentar os pagamentos de transferência em 3,5 por cento anualmente com dinheiro adicional para cuidados domiciliários e saúde mental, mas muitas províncias, incluindo o Ontário, argumentam que isso não é suficiente.
Wynne observa que o Ontário continuará a aumentar o financiamento de cuidados de saúde todos os anos, mas o governo federal precisa pagar mais pela fatura.
Fonte: Canadian Press