
Luanda, 30 jul (Lusa) – O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola afirma que não há “em circunstância alguma” presos políticos ou de consciência no país, referindo-se aos 15 ativistas detidos desde junho, suspeitos de preparem um golpe de Estado.
Segundo Rui Mangueira, neste caso em concreto, registaram-se ações “com o claro objetivo de preparar a execução de determinados atos que são considerados crimes”, pelo que os 15 jovens detidos pela polícia não estavam “só a pensar” e que mesmo que preparatórios (os atos) “são condenáveis” criminalmente.
“É justamente nesta perspetiva que nós estamos a ver que os atos violavam as disposições da lei 23/10, que é a lei dos crimes contra a segurança do Estado. Que é isso que vem estabelecido no próprio comunicado da Procuradoria-Geral da República [PGR]”, disse o ministro.
