MINISTRO DA IMIGRAÇÃO ANUNCIA MUDANÇAS NO PROGRAMA “EXPRESS ENTRY”

(THE CANADIAN PRESS/Adrian Wyld)
(THE CANADIAN PRESS/Adrian Wyld)
(THE CANADIAN PRESS/Adrian Wyld)
(THE CANADIAN PRESS/Adrian Wyld)

O governo federal fez algumas alterações ao programa de imigração “express entry” (visto expresso), atribuindo mais pontos aos candidatos que têm irmãos no Canadá e aqueles que possuem fortes competências linguísticas na língua francesa.

O ministro da Imigração, Ahmed Hussen, anunciou as alterações na manhã de segunda-feira, num centro para imigrantes em Markham, Ontário, ao norte de Toronto.

Ao abrigo do programa “express entry”, os candidatos podem alcançar um total de 1200 pontos, dependendo da sua educação, formação, experiência profissional e competências linguísticas. O programa foi lançado pelo governo conservador anterior como uma forma de acelerar o processo de residência permanente para estrangeiros altamente qualificados.

A partir de terça-feira, o sistema de visto expresso começará a conceder 15 pontos aos candidatos que tenham irmãos no Canadá. O irmão deve ser cidadão canadiano ou residente permanente com 18 anos ou mais. Anteriormente, não eram atribuídos pontos aos candidatos com irmãos no Canadá.

O programa também começará a conceder até 30 pontos adicionais aos candidatos com fortes competências linguísticas em francês, dependendo dos resultados dos testes nessa língua. Os pontos adicionais podem ser concedidos independentemente de o candidato também ter competências linguísticas em inglês.

Até agora, os candidatos do “express entry” também tinham que criar uma conta no Banco de Emprego se não tivessem uma oferta de trabalho válida. O registo do Banco de Emprego será voluntário a partir de terça-feira.

Em comunicado de segunda-feira, Hussen disse que as mudanças irão ajudar o Canadá a “receber imigrantes mais qualificados”, cujos irmãos podem ajudá-los a se integrar mais rapidamente e que podem contribuir para as comunidades francófonas do país.

Em 2016, foram emitidos cerca de 34 mil convites para candidatura a residência permanente de candidatos do sistema “express entry”.

Fonte: Canadian Press