
Milão, 12 set (Lusa) — A ministra das Finanças disse hoje que Portugal terá condições para equacionar reembolsar antecipadamente o empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI) quando os juros da dívida estiverem abaixo dos 3% e o país tenha menores necessidades de financiamento.
Maria Luís Albuquerque deu hoje uma conferência de imprensa após ter participado na reunião informal do Eurogrupo (ministros das Finanças da zona euro), em Milão. A ministra disse que, no encontro, pediu a palavra para saudar a intenção da Irlanda de fazer antecipadamente o reembolso do empréstimo do FMI e ainda que demonstrou que Portugal “poderia vir a ter interesse no futuro em fazer um pedido equivalente”.
Questionada pelos jornalistas sobre quando é que isso poderá acontecer, a ministra não quis adiantar um prazo, referindo que é necessário que vários elementos se conjuguem para Portugal poder pagar antecipadamente parte dos 25 mil milhões de euros emprestados pelo FMI no âmbito do programa de resgate.
