MINISTRA DA EDUCAÇÃO NOMEIA 2 REVISORES PARA INVESTIGAR A DIREÇÃO ESCOLAR DA REGIÃO DE YORK

A ministra da Educação, Mitzie Hunter, fala à CTV News Toronto
A ministra da Educação, Mitzie Hunter, fala à CTV News Toronto
A ministra da Educação, Mitzie Hunter, fala à CTV News Toronto
A ministra da Educação, Mitzie Hunter, fala à CTV News Toronto

Para abordar preocupações “significativas” e “crescentes” sobre questões relacionadas com a igualdade e governação na Direção Escolar Distrital da Região de York, a ministra de Educação do Ontário nomeou dois revisores externos para investigar a direção.
Em comunicado de imprensa divulgado na quinta-feira, a ministra da Educação, Mitzie Hunter, afirmou que ela sentiu que era necessária uma “revisão urgente” para resolver os problemas, que Hunter disse incluir alegações de racismo sistémico, bem como preocupações sobre políticas de educação inclusiva, responsabilização pelos gastos com viagens internacionais dos administradores e deterioração das relações entre os administradores, o diretor de educação e os quadros superiores da direção escolar.
Em novembro, Hunter reuniu-se com Anna DeBartolo, a ex-presidente da direção escolar, e J. Philip Parappally, o diretor de educação, para discutir como eles planeavam lidar com a situação.
“Durante aquela reunião, eu não tive a garantia de que a direção escolar tinha um plano adequado para lidar com essas questões, então eu pedi à direção para apresentar um relatório descrevendo o seu plano de ação até ao dia 13 de janeiro. Infelizmente, a sua proposta também falha no propósito de resolver essas questões”, observou Hunter em comunicado divulgado na quinta-feira.
Hunter nomeou dois revisores: Patrick Case, advogado e presidente da administração do Centro de Apoio Jurídico de Direitos Humanos do Ontário, e Suzette Herbert, funcionária pública aposentada há muito tempo, que trabalhou como ministra substituta no governo do Ontário de 1997 a 2008.
“Os revisores irão recomendar melhorias, particularmente em relação à equidade, responsabilidade e transparência, para recuperar a confiança do público na direção escolar”, escreveu Hunter.
“Além disso, eles recomendarão maneiras de melhorar as relações de trabalho na direção escolar, incluindo entre administradores, entre a direção e o diretor de educação, entre o diretor de educação e funcionários mais antigos, e com a comunidade”.
A dupla também ficará encarregada de rever se os membros da direção escolar e o diretor de educação estão “a cumprir com os seus deveres legais”.
A revisão ocorre depois que o responsável pela equidade da direção, Cecil Roach, disse que tinha sido marginalizado e havia encontrado hostilidade ao investigar queixas de inclusividade, especificamente no caso de uma diretora de Markham que fez o link de mensagens islamofóbicas na sua conta do Facebook.
Um relatório final com recomendações deve ser submetido a Hunter até 7 de abril.
Fonte: CTV Toronto