MILHARES DE SÍRIOS EM FUGA A COMBATES DE TALL ABYAD ENTRAM NA TURQUIA

LusaAkçakale, Turquia, 14 jun (Lusa) — Milhares de sírios em fuga aos combates entre curdos e o grupo extremista Estado Islâmico pelo controlo da cidade de Tall Abyad entraram hoje na Turquia, que reabriu a fronteira, encerrada há dias, a estes refugiados.

Ao início da noite, uma longa fila de refugiados, muitos com os poucos bens pessoais transportados em sacos de plástico, começou a atravessar ordeiramente o posto fronteiriço de Akçakale, enquanto milhares de outros esperavam do outro lado da fronteira, constatou um fotojornalista da agência de notícias francesa AFP.

Estes sírios abandonaram as suas casas na esperança de conseguirem chegar à Turquia, mas o exército turco tinha-os, até agora, impedido de entrar no país, utilizando mesmo canhões de água para os manter à distância, segundo o repórter fotográfico.