

Se a opinião pública tem uma palavra a dizer na decisão final, o Mount Royal (Monte Real) está um passo mais perto de se tornar um Património Mundial da UNESCO.
Uma petição iniciada pelo grupo sem fins lucrativos Les Amis de la Montagne, para incentivar o apoio ao projeto, já arrecadou mais de 30 mil assinaturas em cerca de um mês.
No ano passado, o governo federal anunciou que estaria a atualizar a lista de locais em todo o Canadá com potencial para serem adicionados à lista mundial para marcar o 150º aniversário do Canadá, com a cidade de Montreal a propor o Mount Royal.
Les Amis de la Montagne juntaram-se ao município para lançar uma candidatura para designação oficial da UNESCO no início deste mês.
Uma comissão está encarregada de rever esses pedidos em junho e decidir sobre uma lista final para recomendar à ministra do Meio Ambiente, Catherine McKenna, em novembro.
Se selecionado, o Monte Real juntar-se-á à lista de locais canadianos com o título de património mundial da UNESCO, incluindo o Rideau Canal, os Canadian Rocky Mountain Parks e o distrito histórico da Old Quebec City.
Para ser reconhecido como Património da Humanidade, o Mount Royal terá que ter “Valor Universal Excecional” de acordo com os critérios da UNESCO.
Um porta-voz de Les Amis de la Montagne disse que a esperança é que a designação venha a mudar a forma como a cidade cuida e protege a montanha.
Fonte: CBC News