
Genebra, 25 fev (Lusa) — O alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos criticou hoje as restrições aos migrantes aprovadas pela Áustria e quatro países dos Balcãs, afirmando que elas violam os direitos humanos e já se traduziram em deportações em cadeia.
“Depois da adoção dessas medidas, o tratamento de refugiados e migrantes que atravessam esses países parece já ter mudado, com graves implicações negativas para os seus direitos humanos”, disse Zeid Ra’ad Al Hussein em comunicado, referindo-se às restrições aprovadas a 18 de fevereiro pelos comandantes das polícias da Áustria, Croácia, Eslovénia Macedónia e Sérvia.
“As informações mais recentes sugerem que estão a ocorrer deportações em cadeia ao longo de toda a rota dos Balcãs (…). Além disso, centenas de afegãos foram alegadamente bloqueados em condições abjetas durante mais de cinco dias na fronteira entre a Macedónia e a Sérvia e muitos outros afegãos foram impedidos de entrar na Macedónia a partir da Grécia, meramente com base na sua nacionalidade”, acrescentou.