
Atenas, 27 fev (Lusa) — Mais de 5.000 migrantes encontram-se retidos no posto fronteiriço de Idomeni, no norte da Grécia, aguardando a decisão de quatro Estados balcânicos de instaurar novas quotas, anunciou hoje a polícia helénica.
“Esta situação será resolvida dentro de 15 dias”, assegurou o ministro grego da Política Migratória, Yiannis Mouzalas, precisando que o seu Governo prevê instalar “campos provisórios pelo país” que podem abrigar entre 2.000 e 3.000 pessoas.
O bloqueio dos migrantes surgiu depois de a República da Macedónia ter decidido há uma semana encerrar a sua fronteira aos cidadãos afegãos. Skopje exige ainda aos cidadãos sírios e iraquianos documentos de identificação, em vez de os deixar passar com o livre-trânsito dado pelos centros de registo gregos.