MIGRAÇÕES: JUNCKER DIZ QUE 28 DEVEM CUMPRIR PROMESSAS ATÉ CIMEIRA DE LA VALETTA

LusaEstrasburgo, França, 27 out (Lusa) — O presidente da Comissão Europeia apelou hoje aos Estados-membros para concretizarem os seus compromissos de ajuda financeira antes da cimeira com países africanos sobre a crise de refugiados, apontando que não quer aterrar em Malta com “bolsos cheios de promessas”.

Num debate no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, sobre as últimas cimeiras europeias dedicadas à crise de refugiados, mas também antecipando já aquela que juntará líderes europeus e africanos em La Valetta a 11 e 12 de novembro, Jean-Claude Juncker voltou a lembrar que, a 23 de setembro, os 28 se comprometeram com ajudas financeiras para fazer face à crise de refugiados, mas um mês volvido continua a existir “uma lacuna enorme”, de 2,3 mil milhões de euros.

“Eu não queria desembarcar em La Valetta com promessas não honradas. Como podemos nós encetar um dialogo sério e responsável com os nossos amigos africanos se nós próprios não somos capazes de honrar as promessas que lhes fizemos?”, questionou.