
O novo sistema metropolitano ligeiro de Montreal incluirá três estações adicionais no centro da cidade que terão ligação ao metro.
As três paragens no centro da cidade serão Edouard-Montpetit, McGill e Peel Basin, atravessando as linhas de metro azul, verde e laranja e melhorando o acesso às universidades e hospitais. Significa também uma viagem significativamente mais rápida pelo centro da cidade: atualmente leva 30 minutos para viajar pelo sistema de metro desde a Edouard-Montpetit para a McGill. Com este novo sistema, o tempo de viagem levará apenas dois a três minutos.
O plano original previa uma fatura de 5,5 mil milhões de dólares, mas as novas paragens terão um custo adicional de 400 milhões de dólares.
A Caisse de Depot colocará uma verba adicional de 100 milhões de dólares, sendo que outros 100 milhões de dólares serão pagos pela cidade de Montreal. O Québec também vai investir no projeto, mas ainda não revelou quanto. As negociações também estão em andamento com o governo federal.
O anúncio foi feito durante um briefing técnico, na sexta-feira de manhã. O objetivo é melhorar significativamente o serviço do centro da cidade, integrando o sistema e aliviar o congestionamento do metro, em especial fora da linha laranja, ao sul da linha azul.
A rede servirá a maior parte da ilha de Montreal e atravessará o centro da cidade. O aeroporto Trudeau, a South Shore e as Duas Montanhas também serão servidos pelo novo sistema, para uma rede de 67 quilómetros de 27 estações, no total, agora que três novas estações foram adicionadas.
As novas estações também significam que o tempo de viagem até ao aeroporto será reduzido. A primeira estimativa foi que uma viagem do centro para o aeroporto Trudeau levaria 25 minutos – esse número é agora de 18 a 20 minutos.
A construção está prevista para começar na primavera e estar concluída até ao final de 2020.
O metropolitano ligeiro deverá transportar 30,6 milhões de passageiros em 2021 e atingir 42,7 milhões por ano até 2031.
Fonte: CTV Montreal