METROLINX DIVULGOU DADOS DO PRESTO À POLÍCIA EM 12 OCASIÕES EM 2017

A Metrolinx compartilhou com a policia os dados de viagens particulares de utilizadores do cartão Presto numa dúzia de ocasiões até agora, em muitos casos, sem um mandado formal.

A agência de transporte público confirmou à CP24 que receberam 26 pedidos de forças policiais para dados do Presto desde 1 de janeiro, tendo concedido a informação em 12 deles.

Dos pedidos que foram concedidos, a Metrolinx diz que seis diziam respeito a alegados delitos criminais, enquanto outros seis resultaram de uma notícia de uma pessoa desaparecida.

O Presto funciona em 10 agências de trânsito na região de Toronto e Hamilton e permite que os utilizadores usem o seu cartão para entrar no sistema.

Embora os titulares de cartões não necessariamente tenham que registar o seu cartão online, a Metrolinx encoraja-os a fazê-lo. Uma vez registado, os utilizadores podem ter acesso a um histórico completo das suas viagens.

Não há dados disponíveis sobre a divulgação de dados do Presto à Polícia nos anos anteriores, porque a agência só começou a acompanhar os pedidos em 2017.

Fonte: CP24