Mês de Portugal – Julie Dzerowicz e Alexandra Mendes falam no Parlamento

FOTO: JULIE DZEROWICZ TWITTER
FOTO: JULIE DZEROWICZ TWITTER

O mês da Herança Portuguesa continua a ser celebrado com pompa e circunstância no Canadá. Hoje a convidada especial presente no parlamento canadiano é Catarina Sarmento e Castro, a ministra da Justiça de Portugal. A sessão protagonizada pelo Grupo Parlamentar de Amizade Canadá-Portugal contou com as presenças de Julie Dzerowicz e Alexandra Mendes. No entanto, ao longo dos dias e no próprio Dia de Portugal, personalidade políticas como Ahmed Hussen, ministro federal prestaram homenagem aos portugueses. 

As deputadas federais Alexandra Mendes e Julie Dzerowicz, co-Presidentes do Grupo Parlamentar de Amizade Canadá-Portugal desafiaram os Deputados e Senadores a juntarem-se a Catarina Sarmento e Castro, ministra da Justiça de Portugal, que passou pelo Canadá, aquando das celebrações do Dia 10 de junho.  

O evento de segunda-feira, dia 12 contou ainda com a presença do Embaixador de Portugal no Canadá, António Leão Rocha. 

Recorde-se que há 6 anos que junho é considerado o mês de celebração da Herança Portuguesa no Canadá.  

Julie Dzerowicz, deputada federal por Davenport, enalteceu a celebração do dia 10, ao lado do ministro federal, Ahmed Hussen, numa declaração. 

“Desejo a toda a comunidade de Davenport um feliz mês da Herança Portuguesa”, diz o ministro da Habitação e da Diversidade e Inclusão. 

“Graças a si, à sua liderança, juntamente com os membros da comunidade luso-canadiana, celebramos a sua rica herança e os seus muitos contributos”, remata Hussen. 

Julie lembra os tempos em que apresentou “uma moção para reconhecer naturalmente o mês de junho como Património de Portugal, porque me inspirei nos líderes da comunidade portuguesa, e depois em muitos líderes das causas portuguesas que promovem a língua, a cultura e as tradições portuguesas”.  

Para Julie, é necessário “que as contribuições da comunidade portuguesa são reconhecidas a nível nacional”. 

“O Canadá tem uma das maiores diásporas partidárias do mundo, oriunda de muitos pontos diferentes e regiões da comunidade canadiana, e continua a trabalhar arduamente para manter as suas tradições, a sua língua e a sua vida cultural”. 

No Parlamento Canadiano, Julie Dzerowicz tinha sido uma porta-voz da comunidade portuguesa com um discurso aplaudido pelos políticos luso-canadianos bem conhecidos da comunidade portuguesa: Peter Fonseca e Charles Sousa. 

“No dia 13 de maio de 1953, um grupo de imigrantes portugueses chegou a bordo de um barco chamado Saturnia”, começou por enumerar Julie.  

“Atracando no Cais 21 em Halifax, estes novos imigrantes iniciaram a primeira de muitas formas de portugueses começarem uma nova vida no Canadá. Agora, 70 anos depois, os canadianos portugueses são quase meio milhão, vivendo em comunidades por todo o Canadá. São construtores, músicos, desportistas, líderes empresariais, chefes de cozinha, professores e políticos, entre muitas outras profissões”, continuou a deputada federal que realça as “suas contribuições e histórias” que “enriqueceram a sociedade canadiana e transformaram o Canadá não só num país melhor, mas também num dos melhores países do mundo para se viver”.  

“Como membro do parlamento de Davenport, a freguesia com o maior número de luso-canadianos, é com orgulho que subo hoje a esta assembleia para assinalar o início do Mês da Herança Portuguesa no Canadá”, rematou Julie Dzerowicz. 

O Canadá continua com vários eventos ao longo do mês. A CMCTV vai continuar a dar conta de todos os pormenores.