MERCADO IMOBILIÁRIO CANADIANO CONSIDERADO O TERCEIRO MAIS INCERTO DO MUNDO

O mercado imobiliário do Canadá é o terceiro mais incerto do mundo. O rápido aumento dos preços da habitação e os níveis altos de endividamento significam que o país tem uma grande possibilidade de uma correção negativa.

A Oxford Economics divulgou que a Suécia, Austrália, Hong Kong e Canadá são os locais onde o mercado imobiliário é mais perigoso. Nas quatro regiões, as avaliações habitacionais são muito elevadas devido ao “boom” imobiliário, os níveis de endividamento estão altos e a taxa variável da dívida não é certa.

O estudo constatou também que o Canadá está entre os mercados imobiliários mais sobrevalorizados do mundo com preços acima dos 173%. Avaliações elevadas estão associadas a um forte declínio nos preços futuros.

As vendas e os preços das casas devem fortalecer-se durante este ano, à medida que o efeito das novas regras das hipotecas desapareceu, e o crescimento económico aumenta. Mas esta estabilização não deve ser interpretada como o início de mais uma sobrevalorização do mercado, porque as taxas das hipotecas estão a aumentar e o nível de acessibilidade à compra de casa atingiu o seu pior registo dos últimos 25 anos. A pesquisa destacou ainda uma realidade esquecida no Canadá: o que sobe, também pode cair.