Mary Simon nomeada primeira Governadora Geral indígena

FOTO: Mary Simon twitter
FOTO: Mary Simon twitter

O Canadá nomeou Mary Simon esta terça-feira, 6 de julho, como a primeira governadora-geral indígena, a representante oficial da Rainha Isabel II no país. Tudo isto acontece numa altura em que a nação da América do Norte enfrenta um ajuste de contas com a sombria história colonial.

A líder inuit, Mary Simon, fez história na terça-feira, depois de ser nomeada a primeira governadora-geral indígena do Canadá.

Ela torna-se assim a 30.ª governadora-geral do país. No anúncio, Mary Simon descreveu a nomeação como um “momento histórico e inspirador para o Canadá” e um “passo importante” para a reconciliação.

O primeiro-ministro Justin Trudeau usou das mesmas palavras.

“Estamos a construir pontes, aproximando as pessoas do Norte e do Sul, assim como do Leste e do Oeste, para podermos realmente avançar”, disse Trudeau logo após fazer o anúncio.

“Mary Simon fez tudo isso ao longo da sua vida. Sei que ela vai continuar no caminho em frente. Todos seremos mais fortes por isso. Hoje, depois de 154 anos, o nosso país dá um passo histórico. Não consigo pensar noutra pessoa melhor neste momento.”

Simon substitui a ex-governadora-geral Julie Payette, que renunciou em janeiro ao cargo.

Nas redes sociais, o líder do partido conservador saúda a entrada de Mary Simon. Escreve Erin O’Toole, “Gostaríamos de parabenizar Mary Simon pela sua nomeação como a primeira governadora-geral índígena do nosso país. É um dia importante para o nosso país como um todo e para os povos indígenas em particular”.

Annamie Paul, a líder do Green Party, estende “os melhores votos e felicitações a Mary Simon pela sua nomeação como 30.ª governadora-geral do Canadá e a primeira pessoa indígena a servir nesta função”.

Jagmeet Singh, líder do NDP, escreveu:

“Em nome dos Novos Democratas, parabenizamos e damos as boas-vindas a Mary Simon. Ela teve uma carreira impressionante e continua a quebrar barreiras como a primeira Indígena e a primeiro governadora-geral Inuk”

Simon, ex-jornalista e defensora dos direitos dos membros dos povos nativos inuit, já foi presidente da Inuit Tapiriit Kanatami, a organização inuit do Canadá.