
Madrid, 23 mai (Lusa) – A plataforma “Não Somos Delito” – que apoia o movimento cívico 15-M – defende que é “legal” e “legítima” a manifestação convocada para hoje, dia de reflexão eleitoral em Espanha, entretanto proibida pelas autoridades.
“Este é o mesmo tipo de reflexão que os espanhóis farão hoje em família: ao almoço, ao jantar, a falar de política. A dizer em quem vão votar e porquê. A debater as coisas que importam ao país”, disse à agência Lusa o porta-voz do “Não Somos Delito” Alejandro Gámez Selma.
A “No Somos Delito” nasceu da reflexão gerada pelo movimento 15-M, que em 2011 organizou protestos em vários pontos de Espanha e que acabaria por marcar manifestações para o dia de reflexão eleitoral para as municipais e autonómicas daquele ano. No seguimento dos protestos, um grupo de pessoas – ao qual se foram juntando muitas outras – acampou na praça madrilena da Puerta del Sol, impulsionando um movimento cívico do qual acabaria por nascer o partido Podemos.