
O avião voou pela primeira vez para Milão e regressou já a Lisboa esta quarta-feira e é um dos novos Airbus A320, o CS – TNX, que acaba de entrar ao serviço da TAP, no âmbito do plano de reforço da frota previsto para este Verão.
A companhia explica que o aparelho foi batizado com o nome de “Malangatana”, numa homenagem simbólica ao artista plástico e poeta moçambicano, personalidade multifacetada, com obras presentes em vários museus, galerias públicas e coleções privadas, nomeado também Artista pela Paz pela UNESCO e distinguido ainda como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
O “Malangatana” realizou na terça-feira à noite, o seu primeiro voo, o TP 808, para Milão e junta-se a partir de agora à frota de médio curso da TAP, passando a voar com as cores da companhia para dezenas de destinos na Europa e em África.
Para Luiz da Gama Mór, administrador executivo da TAP, a atribuição do nome de “Malangatana” a um dos aviões da nossa frota é uma honra para a companhia aérea cuja rede de operações abraça os países de língua portuguesa em África e no Brasil, sublinhando simbolicamente a importância deste artista moçambicano.
Para a Família e em particular para a sua esposa e companheira de vida, Gelita Mhangwana, a homenagem a Malangatana e o reconhecimento da sua obra, pela transportadora aérea portuguesa, não só imortaliza o artista, como também faz jus ao relacionamento são que Malangatana sempre cultivou entre os povos.
Para assinalar a entrada da aeronave em serviço, nos meses de Julho a Setembro, será exibido a bordo da frota de longo curso da TAP o documentário sobre Malangatana “Ngwenya, o Crocodilo”.