MALALA YOUSAFZAI VAI RECEBER CIDADANIA CANADIANA E FALAR NO PARLAMENTO

Malala Yousafzai em Birmingham, Inglaterra - 10 de outubro de 2014 (AP / Rui Vieira)
Malala Yousafzai em Birmingham, Inglaterra - 10 de outubro de 2014 (AP / Rui Vieira)
Malala Yousafzai em Birmingham, Inglaterra - 10 de outubro de 2014 (AP / Rui Vieira)
Malala Yousafzai em Birmingham, Inglaterra – 10 de outubro de 2014 (AP / Rui Vieira)

Malala Yousafzai, vencedora do Prémio Nobel da Paz, receberá a sua cidadania canadiana honorária em Otava na próxima semana.

O gabinete do primeiro-ministro Justin Trudeau informou que a apresentação terá lugar no dia 12 de abril, altura em que a jovem paquistanesa, de 19 anos de idade, irá também falar ao Parlamento.

O ex-primeiro-ministro Stephen Harper deveria ter apresentado o prémio em Toronto, no dia 22 de outubro de 2014. Mas o evento foi cancelado, porque aquele foi o dia em que um atirador atacou o Parliament Hill, depois de matar um soldado no Memorial de Guerra Nacional.

Yousafzai tornou-se um símbolo internacional para os direitos das meninas depois de sobreviver a um ataque, em 2012, de um atirador talibã, que a atingiu na cabeça, quando ela viajava num autocarro, no regresso da escola, no Paquistão.

O gabinete de Trudeau adianta que ela quer discutir “o fortalecimento das meninas através da educação e como elas podem contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentável das suas comunidades e países”.

Yousafzai é uma das seis pessoas que receberam a cidadania canadiana honorária, juntando-se ao diplomata sueco Raoul Wallenberg, Nelson Mandela, ao Dalai Lama, Aung San Suu Kyi da Birmânia e a Aga Khan.

“As pessoas do Canadá estão a liderar o mundo na sua resposta à crise dos refugiados”, declarou Yousafzai, através de um comunicado.

“Sinto-me honrada pelo convite do Parlamento e espero poder visitar esta grande nação de heróis”.

Fonte: Canadian Press