MAIS DE 400 PROFISSIONAIS DO SNS REFORMARAM-SE NO PRIMEIRO TRIMESTRE

LusaLisboa, 18 ago (Lusa) — Mais de 400 profissionais de saúde aposentaram-se no primeiro semestre deste ano, com os assistentes operacionais a serem os que mais optaram por este caminho, seguidos dos médicos, de acordo com dados oficiais.

Os dados dos recursos humanos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foram divulgados pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e revelam que nos primeiros seis meses do ano aposentaram-se 413 profissionais.

Destes, os assistentes operacionais foram o grupo que mais recorreu à aposentação (181), seguindo-se os médicos (125), os assistentes técnico (43), os enfermeiros (31), os técnicos de diagnóstico e terapêutica (14) e os técnicos superiores de saúde (um). Outros 18 profissionais, de grupo não identificado, também optaram pela reforma.