
Uma nova paralisação do Canadá está em cima da mesa, o que claro, representa riscos para as pequenas e médias empresas. O governo federal anunciou neste contexto novos apoios. São mais de 600 milhões para responder aos impactos de um eventual novo confinamento em massa.
O governo federal vai desembolsar mais 600 milhões de dólares para ajudar pequenas e médias empresas a lidarem com uma eventual nova paralisação, no contexto da segunda vaga da pandemia da covid-19. A notícia foi avançada pela imprensa canadiana e confirmada na sexta-feira, dia 2 de outubro, por Justin Trudeau.
O financiamento é dirigido a setores como o turismo, a indústria e a tecnologia. Será acrescentado aos 962 milhões já investidos no Fundo Regional de Ajuda e Recuperação.
Cerca de 456 milhões serão destinados a empresas com dificuldades financeiras por causa do confinamento em massa. O dinheiro será distribuído através de agências de desenvolvimento regional.
Já 144 milhões ajudarão a injetar capital e a dar suporte técnico a empresas e comunidades rurais através dos escritórios da Community Futures Canada, que fornece serviços de pequenas empresas para comunidades rurais.
As taxas de infeção estão a aumentar em pontos críticos do Canadá, antecipando uma nova paralisação ordenada pelos governos, à semelhança do que aconteceu na primavera.
O confinamento em massa poderá ser fatal para muitas empresas, como alerta a Federação Canadiana de Negócios Independentes (CFIB).
