
Uma nova pesquisa constatou que a maioria dos habitantes de Toronto é contra o uso da cláusula constitucional “notwithstanding” pelo Premier Doug Ford. Através dela, o governo garantiu o direito de ignorar uma decisão judicial que bloqueava o plano de reduzir o tamanho do conselho da cidade.
A pesquisa, conduzida pela Mainstreet Research, ouviu, aleatoriamente, 802 moradores de Toronto com mais de 18 anos e descobriu que 65% disseram que se opõem ao uso que Ford faz da cláusula. 56% destacaram que se “opõe fortemente” ao movimento. E pelo que se pode perceber nos últimos dias, não estão sozinhos.
Desde que anunciou o uso da cláusula o governo conservador vem sofrendo duras críticas da comunidade jurídica de Ontário. O primeiro-ministro Justin Trudeau e o ex-primeiro-ministro Brian Mulroney também se manifestaram contra o uso da cláusula.
O presidente da Câmara Municipal, John Tory, classificou o ato como um aumento excessivo dos poderes da província.
A pesquisa também apontou que mais de 55% dos entrevistados disseram que não são a favor da redução e 46% disseram que “discordam fortemente” da proposta.
