
Um respeitado grupo da comunidade luso canadiana reuniu-se na manhã da passada terça-feira na Churrascaria Bairrada para anunciar o grandioso projeto que vai ser executado pela Magellan Community Charities.
A Magellan Community Charities, uma organização comunitária sem fins lucrativos, realizou um evento na Churrascaria Bairrada no passado 13 de julho para apresentar os detalhes de um novo projeto e também novos parceiros e investidores.
Fundada exclusivamente para operar e construir um lar de idosos, a Magellan Community Charities conta com apoios governamentais para facilitar e providenciar um aumento significativo deste tipo de serviços para a comunidade portuguesa.
Com o objetivo de oferecer conforto, cuidados médicos e sensibilidade cultural à comunidade lusitana de Toronto, o lar de idosos será construído na Little Portugal que, como o próprio nome indica, é um pedaço das terras portuguesas aqui no Canada.
O lote concedido pela Câmara Municipal da cidade fica na Lansdowne Avenue, próximo da região de Bloor, e é de fácil acesso para os envolvidos, sejam eles profissionais ou familiares. A localização privilegiada também beneficia os futuros moradores da habitação, que além das mais de 250 camas para cuidados continuados, terá dois andares exclusivos para moradias com assistência à autonomia.
Os serviços prestados vão além dos cuidados de saúde e serão oferecidos em inglês e português. Além disso, o ambiente promete ser cultural e gastronomicamente fiel às raízes lusitanas.
Com o evidente envelhecimento da comunidade portuguesa, surgiu a necessidade de criar um local de confiança e seguro, onde os idosos possamficar. Isso inclui qualidade e eficiência médica e uma atenção especial às necessidades psicológicas e afetivas dos pacientes, uma vez que boa parte desta população não se integrou totalmente na comunidade canadiana e não aprendeu a língua inglesa.
Dessa forma, tanto para os adultos que necessitam de deixar os pais aos cuidados de alguém, como para os idosos que querem uma boa qualidade de vida no envelhecimento, o lar de idosos da Magellantorna-se a opção mais confortável e calorosa para os luso-canadianos.
Para concretizar esse maravilhoso projeto e fortalecer ainda mais a comunidade local, o Magellan Centre vai investir mais de 80 milhões de dólares no novo projeto.
O financiamento vai poder contar com fundos federais, subvenções e, ainda, uma hipoteca, maspretende também angariar mais de 15 milhões de dólares através de donativos comunitários.
Entre os generosos que apoiam a causa, está António Lima e o The Carpenters Distric Council Of Ontario.
O primeiro e único lar especialmente para a comunidade falante da língua portuguesa tem previsão de iniciar a obra no outono, estando disponível para a população no verão de 2022.
