MAÇÃS DE CARAMELO RECOLHIDAS NO CANADÁ DEVIDO A PREOCUPAÇÃO COM LISTERIA

Maçãs caramelizadas. Fonte da imagem: Thinkstock
Maçãs caramelizadas. Fonte da imagem: Thinkstock
Maçãs caramelizadas. Fonte da imagem: Thinkstock
Maçãs caramelizadas. Fonte da imagem: Thinkstock

Maçãs de caramelo de fabrico americano possivelmente contaminadas com Listeria e associadas a pelo menos três mortes nos Estados Unidos estão a ser recolhidas no Canadá, avançou a Canadian Press.
A Agência Canadiana de Inspeção Alimentar (CFIA, na sigla inglesa) disse que maçãs de caramelo da marca Happy Apples foram vendidas no oeste do Canadá, mas também podem ter sido vendidas em outras regiões.
As maçãs afetadas contêm datas “Consumir antes de” 25 de agosto e 23 de novembro e a CFIA salientou que estas poderiam ser encontradas, com mais probabilidade em casas dos consumidores, em vez de nas lojas.
A empresa Happy Apples Co., com sede no Missouri, iniciou o pedido de recolha, depois que pelo menos três mortes e cerca de 29 doenças, em 10 estados, foram associadas a um surto da bactéria mortal.
A Agência de Saúde Pública do Canadá, adiantou na terça-feira que dois casos de listeriose – um no Ontário e um em Manitoba – tiveram a mesma impressão digital genética vista nos EUA.
A agência referiu que o estado das duas pessoas era desconhecido, estando ainda a procurar saber se estas tinham comido maçãs de caramelo (embaladas) dos Estados Unidos. A agência também informou que o risco para os canadianos é baixo.
A Happy Apple mencionou que um dos fornecedores de maçãs para a sua unidade na Califórnia relatou uma possível ligação entre o surto de listeria e as maçãs que tinha fornecido.
Por seu lado, a U.S. Food and Drug Administration indicou que cinco mortes foram relatadas, com a listeriose a contribuir para três delas. Não ficou claro se isso contribuiu para uma quarta morte, disse a agência, enquanto que uma quinta morte não foi relacionada à listeriose, a infeção causada pela bactéria.
Alimentos contaminados com Listeria monocytogenes podem não parecer ou cheirar estragados, mas podem ainda assim causar a doença. Os sintomas podem incluir vómitos, náuseas, febre persistente, dores musculares, dor de cabeça forte e rigidez de nuca. As mulheres grávidas, idosos e pessoas com sistema imunológico debilitado estão particularmente em risco.
Com notas da Associated Press